A partir desta quinta-feira (1º), quem contratou o Financiamento Estudantil (FIES) por meio da Caixa Econômica Federal e está em débito com o programa pode renegociar a dívida utilizando o novo aplicativo da plataforma. A ferramenta oferece descontos que chegam a até 99% para a quitação das parcelas.
Disponível para Android e iOS, o novo app do FIES oferece uma série de recursos aos estudantes, como a consulta ao contrato firmado com o governo e a geração de boletos. A renegociação de dívidas é outro destaque entre as funções encontradas no sistema.
Segundo a Caixa, aproximadamente 1,85 milhão de clientes podem utilizar o software para consultar os dados, dos quais 1,2 milhão conseguirão discutir novos acordos, reduzindo a dívida em alguns casos. É possível ainda verificar se o contrato está apto a ser renegociado, simular as opções oferecidas e aderir ao benefício no próprio app.
O novo app do FIES permite acessar todos os dados do contrato de financiamento.Fonte: App Store/Reprodução
A renegociação no app do FIES tem como base as regras definidas pela Resolução 51/2022, publicada no mês passado, que concede descontos de 12% a 99% aos estudantes, conforme o tempo de atraso. É possível aderir ao acordo até o dia 31 de dezembro deste ano, utilizando também o site do programa de financiamento do ensino superior.
Como renegociar dívidas pelo app
Depois de baixar o app FIES Caixa na Google Play Store ou na App Store, conforme o dispositivo, instale e execute o software. Na tela inicial, vá em “Renegociação FIES”, verifique se o seu contrato pode ser renegociado, confira os dados, faça a simulação e confirme o novo acordo.
Em seguida, é necessário aceitar o termo aditivo e confirmar a adesão para renegociar a dívida do FIES no aplicativo. Para finalizar, emita o boleto e faça o pagamento da primeira parcela para validar o contrato.