O SOS de emergência via satélite é uma das novidades do iPhone 14, apresentado pela Apple na quarta-feira (07). A ferramenta, que também pode ser encontrada na série Huawei Mate 50, anunciada um dia antes, auxilia o proprietário do smartphone em situações específicas.
Como explicou a Maçã, a nova funcionalidade de segurança permite entrar em contato com serviços de emergência quando você estiver em uma área sem cobertura de celular ou Wi-Fi. Ao fazer uma ligação ou enviar mensagem com um pedido de socorro e não conseguir, o smartphone tentará se conectar ao satélite.
Uma vez conectado, o dispositivo enviará mensagem contendo a localização do usuário, sua ficha médica, contatos de emergência (se configurado) e o nível de bateria do telefone. Essas informações serão compartilhadas com o serviço de emergência mais próximo de onde a pessoa estiver.
O serviço será oferecido quando não houver cobertura de celular ou Wi-Fi.Fonte: Apple/Divulgação
De acordo com a Apple, o serviço permite apenas o envio de mensagens de texto, não sendo possível efetuar ligações ou usar aplicativos como o WhatsApp. A big tech informou ainda que a conectividade via satélite do iPhone 14 pode ser afetada pelo ambiente (folhagens de árvores e outras obstruções) e alguns outros fatores.
Onde e quando estará disponível?
Inicialmente, o SOS via satélite da Apple estará disponível somente nos Estados Unidos (incluindo as Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico) e Canadá. O serviço chegará ao iPhone 14 por meio de atualização para o iOS 16, em novembro.
A empresa disse que o recurso pode não funcionar em locais acima de 62º de latitude, afetando áreas ao norte do Canadá e o Alasca. Outro detalhe é que o envio da mensagem pode demorar de 15 segundos a mais de um minuto, dependendo das condições do tempo.
O guia de uso da mensagem de emergência por satélite no iPhone 14 está disponível no site da Apple.