Ao ser questionado por um jornalista na Code Conference 2022, em Beverly Hills nos EUA, sobre o surgimento das “bolhas verdes” nos smartphones em mensagens trocadas entre usuários de Android e iOS, Tim Cook deu uma resposta bem-humorada. Como a questão do repórter era não poder enviar vídeos para sua mãe – usuária de Android –, o CEO da Apple brincou: “compre um iPhone para sua mãe!”.
O questionamento, feito pelo jornalista LiQuan Hunt, da Vox Media, trata da questão de falta de interoperabilidade entre o iMessage e o sistema RCS, defendido pelo Google. Os dois sistemas poderiam, em tese, trocar mensagens com imagens e vídeos, desde que funcionassem juntos.
Mas, quem tenta enviar um vídeo de Android para iOS ou vice-versa por SMS sabe que os vídeos chegam bugados. Isso sem contar a temida “bolha verde”, que é visualizada pelos usuários de iPhone que recebem mensagens de texto provenientes de um dispositivo Android.
O que diz a Apple sobre a adoção do RCS?
Fonte: Google/Divulgação.Fonte: Google
Apesar da insistência do Google para que a Apple adote o protocolo RCS (Rich Communications Service) – o sucessor do SMS – para melhorar o intercâmbio de mensagens entre os dois sistemas operacionais, a gigante de Cupertino não está “nem aí” para a proposta. “Não ouço nossos usuários pedirem que coloquemos muita energia nisso”, afirmou Cook.
O problema, que afeta pouco o Brasil – onde a maioria da população utiliza o WhatsApp e o Telegram para troca de mensagens – é mais impactante para os norte-americanos, que adotam o iMessage, serviço nativo da Apple, como mensageiro padrão para mensagens instantâneas em seus celulares e tablets.
O fato de ser um problema mais doméstico, além de uma eventual portabilidade do iMessage para o Android ser vista como prejudicial por executivos da Apple, faz com que uma abordagem do RCS esteja fora de questão, pelo menos “neste momento”, diz Cook.