Muitos produtos que usamos em nosso dia a dia dependeram da vida e do sofrimento de muitos animais para serem fabricados. São cremes, tinturas, roupas, produtos de limpeza e até alimentos que antes da liberação para o nosso consumo, passaram por diversos testes em animais.
Nas últimas décadas, tem crescido muito a quantidade de marcas e laboratórios denominados cruelty free, ou seja que não testam em animais. Neste texto, trazemos 12 empresas que não promovem a crueldade animal, para que você possa privilegiá-las no seu cotidiano.
Cosméticos
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
A indústria de cosméticos é uma das que mais fez uso de testes em animais. Por isso, vale a pena ter noção sobre quais garantem não promover a crueldade em outros seres vivos.
Granado
Criada em 1870, a perfumaria Granado é uma grande queridinha dos brasileiros com seus cosméticos, perfumes e produtos de beleza em geral. A marca não realiza testes em animais, mas contém ingredientes de origem animal em algumas de suas fórmulas.
Natura
A gigante Natura, especializada em cosméticos com ingredientes do ecossistema brasileiro, anunciou em 2006 que não faria mais qualquer teste em animais para a produção de seus itens. Seus insumos vêm de fornecedores com o mesmo compromisso. Ainda assim, vale dizer que a marca usa alguns derivados de animais, como cera de abelha, mas assegura que eles são extraídos por métodos sustentáveis. Em 2018, a empresa ganhou a certificação Cruelty Free International, uma das organizações mais antigas que lutam pelo fim dos testes em animais.
Vult
A Vult é uma marca de maquiagem bastante popular no Brasil, uma vez que tem ótimo custo benefício. Seus produtos não foram testados em animais, e alguns deles estão livres de qualquer componente de origem animal, como as sombras e os pós compactos.
Quem Disse Berenice
A marca de maquiagem e cosméticos Quem Disse Berenice, que faz parte do grupo Boticário, não apenas não testa em animais, mas não utiliza qualquer produto de origem animal em suas fórmulas.
Mahogany
A Mahogany é uma marca de cosméticos de luxo, como shampoos, hidratantes, sabonetes e perfumes. Ela não testa em animais, mas usa alguns componentes de origem animal.
Alimentícios
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Na hora de se alimentar, você pode também optar por marcas que não testam em animais. Veja algumas sugestões que trazemos.
Renata
A marca Renata é uma das grandes fabricantes de produtos derivados de trigo, como massas, farinhas e bolachas. O desenvolvimento de seus produtos não envolve testes em animais, mas alguns macarrões usam tinta de lula entre os ingredientes – ou seja, não são veganos.
Pepsico
Algumas gigantes multinacionais também têm selo de cruelty free. Uma delas é a Pepsico, empresa que produz os refrigerantes da linha Pepsi, mas que também tem vários outros produtos conhecidos dentro de seu guarda-chuva, como as aveias Quaker, o achocolatado Toddy, os salgadinhos Elma Chips e o chá Lipton.
Kellog’s
Outra multinacional que não testa em animais é a Kellog’s. Dentre os seus produtos mais conhecidos, estão a batata Pringles e os cereais Sucrilhos e Corn Flakes.
Limpeza
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Até na hora de limpar sua casa você pode escolher produtos que asseguram não realizar teste em animais. Aqui trazemos algumas dicas.
Minuano
A marca Minuano pertence ao grupo JBS, bastante conhecida por comandar a Friboi – que, obviamente, promove crueldade animal, uma vez que trabalha com abate para produção de carne. No entanto, a Minuano é certificada por ser cruelty free.
Biowash
A marca brasileira Biowash foca em soluções de limpeza biodegradáveis. Todos os seus produtos são veganos – ou seja, são livres de testes em animais e não usam qualquer componente com a mesma origem.
Ypê
A Ypê é dona das marcas Tixan, Assolan, Perfex, Atol e Ypê. Todas estas marcas são cruelty free, ou seja, não realizam testes em animais. Alguns dos produtos dessas linhas, aliás, também são veganos – ou seja, não fazem uso de qualquer componente provindo de animais.
Yvy
A marca vegana Yvy trabalha com fórmulas ultraconcentradas e com foco na sustentabilidade. Dentre os produtos, estão o Limpeza Pesada Desengordurante Natural, indicado para limpar desde o fogão até o piso da garagem.
Bebidas alcóolicas
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Por fim, acrescentamos um bônus na lista. Você sabia que nem sempre as bebidas alcoólicas são livres de componentes animais? Diferente do que muita gente pensa, o álcool também usa ingredientes vindos de animais – como, por exemplo, as bebidas que usam albumina (que vem da clara de ovo), a caseína (derivada do leite), o carmim (um corante extraído de besouros) e a gelatina (extraída dos ossos de animais).
Dentre as marcas de bebidas que não contêm ingredientes animais estão a vodka Absolut, os licores Aperol, Amaretto e Cointreau, os gins Beefeater e Tanqueray, as cervejas Amstel, Heineken, Beck’s, Blue Moon, Kirin e Corona.
Portanto, se você também faz questão de que suas ações não promovam o sofrimento dos bichinhos, dar preferência às marcas citadas neste texto será uma boa escolha.