Um dos grandes clássicos de horror e ficção científica nos games está voltando, com o aguardado remake de System Shock. O retorno da franquia e a revitalização do gênero, no entanto, não são coincidência, segundo o diretor do jogo e CEO da Nightdive Studios, Stephen Nick.
Em uma entrevista para o VGC, o desenvolvedor falou sobre a alta dos jogos de horror. Embora afirme que não sabe dizer o motivo disso, ele cita o remake de Resident Evil 2 como um dos principais fatores: “A coisa que realmente me surpreende é que, tradicionalmente, jogos de horror e ficção científica não vendem bem, mas acho que o advento de alguns remasters recentes, especificamente os jogos de Resident Evil, trouxe um grande quantidade de pessoas querendo jogar horror”, afirmou.
“Resident Evil 2 fez um trabalho incrível, eles realmente estabeleceram um padrão para o que um remake deve ser, e vendeu incrivelmente bem. E acho que este foi um fator importante de por que estamos vendo Dead Space sendo refeito. Quero dizer, Dead Space foi uma resposta para Resident Evil 4 quando foi lançado, então a história está se repetindo”, continuou Nick.
O diretor se revelou um grande fã da franquia Dead Space e se mostrou empolgado para seu remake, também citando seu sucessor espiritual, Callisto Protocol.
O remake de System Shock foi anunciado em 2016 e segue em desenvolvimento. Segundo Nick, os criadores originais Warren Spector e Paul Neurath têm contribuído de forma regular, ajudando a guiar o projeto. “Este era o bebê deles e eles o confiaram a nós. Somos sortudos de tê-los opinando para sabermos quando talvez estamos indo longe demais ou talvez não longe o bastante”, concluiu.
System Shock está anunciado apenas para PC, por enquanto, e ainda não tem uma previsão de lançamento, mas estava jogável na Gamescom 2022, no mês passado, e ganhou um trailer em junho.