O primeiro turno das Eleições 2022 será realizado em 2 de outubro e o país já se prepara para ir às urnas mais uma vez. Com um eventual segundo turno marcado para 30 de outubro, a votação deste ano será para governador, deputado estadual (ou distrital), senador e deputado federal.
Além disso, os brasileiros votarão também para presidente da República, nesta que está sendo considerada uma das mais importantes das últimas décadas. Os candidatos começaram as campanhas eleitorais em 16 de agosto e as propagandas na TV e rádio começam a partir desta sexta-feira (26).
As Eleições 2022 terão 12 candidatos ao cargo máximo do executivo, dentre eles o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O TecMundo listou os candidatos e mostra um pouco das principais informações sobre cada um deles, incluindo partido, número, breve biografia, foto na urna e mais. Confira a lista abaixo com candidatos em ordem alfabética:
Ciro Gomes (PDT)
- Partido: PDT;
- Número: 12;
- Naturalidade: Pindamonhangaba (SP);
- Ocupação: Advogado;
- Vice/Suplente: Ana Paula Matos (PDT);
- Biografia: construiu sua carreira política no Ceará, onde foi eleito governador em 1990, e prefeito de Fortaleza em 1988. Também foi ministro da Fazenda, no governo Itamar Franco; ministro da Integração Nacional, no governo Lula e deputado estadual no Ceará.
Constituinte Eymael
- Partido: DC;
- Número: 27;
- Naturalidade: Porto Alegre (RS);
- Ocupação: Advogado;
- Vice/Suplente: Professor Bravo (DC);
- Biografia: é advogado especializado em direito tributário e atua com empresas do setor de marketing, comunicação e informática. Entrou na política em 1962, ao se filiar ao Partido Democrata Cristão, e essa será a sexta vez que ele se candidata à Presidência da República.
Felipe D’Avila
- Partido: Novo;
- Número: 30;
- Naturalidade: São Paulo (SP);
- Ocupação: Cientista Político;
- Vice/Suplente: Tiago Mitraud (Novo);
- Biografia: é mestre em administração pública, escritor fundador do Centro de Liderança Pública (uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de líderes políticos) e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil.
Jair Bolsonaro (PL)
- Partido: PL;
- Número: 22;
- Naturalidade: Campinas (SP);
- Ocupação: Presidente da República;
- Vice/Suplente: Braga Netto (PL);
- Biografia: é militar reformado, tendo se formado na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Entrou para a política em 1991, quando se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que ficou até 2018, quando se candidatou à presidência da República. Foi eleito naquele ano e se tornou o 38º presidente do país, cargo que está tentando se reeleger.
Léo Péricles
- Partido: UP;
- Número: 80;
- Naturalidade: Belo Horizonte (MG);
- Ocupação: Técnico de Mecânica;
- Vice/Suplente: Samara Martins (UP);
- Biografia: entrou para a vida política em movimentos estudantis no início dos anos 2000, tendo integrado o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). É o único candidato homem negro à presidência da República nas Eleições 2022.
Lula
- Partido: PT;
- Número: 13;
- Naturalidade: Garanhuns (PE);
- Ocupação: Torneiro Mecânico;
- Vice/Suplente: Geraldo Alckmin (PSB);
- Biografia: o metalúrgico começou a carreira sindical em 1966 e se candidatou pela primeira vez à presidência da República em 1989. Se candidatou também em 1994 e 1998, até que conseguiu ser eleito ao cargo em 2002. Por causa de uma condenação na Justiça em 2017, foi retirado da disputa eleitoral em 2018, retornando para a disputa de 2022.
Pablo Marçal
- Partido: PROS;
- Número: 90;
- Naturalidade: Goiânia (GO);
- Ocupação: Empresário;
- Vice/Suplente: Fátima Pérola Neggra (PROS);
- Biografia: é bacharel em Direito, empreendedor imobiliário e digital, autor de livros, estrategista de negócios e especialista em gestão de marcas. É a primeira vez que concorre a um cargo público.
Roberto Jefferson
- Partido: PTB;
- Número: 14;
- Naturalidade: Petrópolis (RJ);
- Ocupação: Advogado;
- Vice/Suplente: Padre Kelmon (PTB);
- Biografia: se notabilizou pela participação em programas de televisão na década de 80, sendo, por exemplo, apresentador do programa O Povo na TV. Seu primeiro cargo político foi em 1983, quando foi eleito deputado federal. Foi um dos delatores do esquema do Mensalão e chegou a ser condenado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Simone Tebet
- Partido: MDB;
- Número: 15;
- Naturalidade: Três Lagoas (MS);
- Ocupação: Advogada;
- Vice/Suplente: Mara Gabrilli (PSDB);
- Biografia: filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet, ela começou a carreira política em 2003 como deputada estadual e entre 2005 a 2010 foi prefeita de Três Lagoas, cidade onde nasceu. Também foi vice-governadora de Mato Grosso do Sul.
Sofia Manzano
- Partido: PCB;
- Número: 21;
- Naturalidade: São Paulo (SP);
- Ocupação: Servidora Pública Estadual;
- Vice/Suplente: Antônio Alves (PCB);
- Biografia: é graduada em ciências econômicas pela PUC-SP, mestre em desenvolvimento econômico e doutora em história econômica. Além de economista, é professora e desenvolve pesquisas sobre mercado de trabalho e desigualdade social no capitalismo. Começou a militar no PCB em 1989 e também é sindicalista.
Soraya Thronicke
- Partido: União Brasil;
- Número: 44;
- Naturalidade: Dourados (MS);
- Ocupação: Senadora;
- Vice/Suplente: Marcos Cintra (União Brasil);
- Biografia: é advogada e entrou na vida política quando foi eleita em 2018 como senadora pelo PSL. Foi vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e é coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária no Senado.
Vera
- Partido: PSTU;
- Número: 16;
- Naturalidade: Inajá (PE);
- Ocupação: Não especificada;
- Vice/Suplente: Raquel Tremembé;
- Biografia: é operária sapateira formada em ciências sociais pela Universidade Federal do Sergipe. Começou na militância aos 19 anos e é filiada ao PSTU desde 1994. Essa é a segunda vez que disputa a presidência da República, já que também se candidatou em 2018.