A Nvidia já está preparando sua próxima geração de placas de vídeo há alguns meses. Após dezenas de vazamentos e diversas especulações, Jensen Huang, CEO da companhia, revelou que finalmente dará mais informações sobre a tão esperada arquitetura Ada Lovelace em setembro.
O anúncio oficial das placas RTX 40 deve acontecer durante a apresentação da marca na GTC no próximo mês, mas isso não significa necessariamente que veremos todas ou até mesmo, as GPUs de uso doméstico e para gamers. Geralmente, a Nvidia detalha sua arquitetura primeiro e só depois lança as placas voltadas ao grande público.
É espero que, pelo menos, uma placa seja revelado ao público, provavelmente a topo de linha RTX 4090. Segundo rumores recentes, a GPU deve ter mais de 16.000 núcleos CUDA, 128 stream processors, clock de 2235 Mhz, 24 GB de memória VRAM e TDP na faixa dos 450W.
Nova geração de placas promete grande salto de performanceFonte: Shutterstock
Outro rumor indica que a RTX 4090 terá um preço menor do que a RTX 3090 Ti, que tinha preço sugerido de US$ 1.999. No entanto, isso também significa que a nova geração será mais cara do que a RTX 3090 “normal”, que custava US$ 1499 no lançamento.
Alguns insiders sugerem que as demais placas da Nvidia, as RTX 4070 e 4080, só devem ser lançadas no início de2023. A decisão ocorre pois a empresa teme ficar com estoque de placas RTX 30XX muito alto com o lançamento da geração RTX 40. Por isso, a empresa até anunciou uma redução de preços em diversos modelos de placas recentemente.