A missão Artemis 1 será a primeira da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) para a Lua em décadas, enviada por meio do foguete Space Launch System (SLS) na cápsula Orion. A viagem não tripulada tem previsão de durar entre quatro e seis semanas, prevista para partir na próxima segunda-feira (29), a partir das 9h33 (horário de Brasília).
O lançamento será realizado no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, e a NASA realizará uma transmissão ao vivo da partida. Inclusive, a transmissão está online em um vídeo, no YouTube, e você já pode visualizar o foguete posicionado na plataforma de lançamento.
https://www.youtube.com/watch?v=6SkLFDypXH0
“Construiremos um Acampamento Base Artemis na superfície [da Lua] e o Portal em órbita lunar. Esses elementos permitirão que nossos robôs e astronautas explorem mais e conduzam mais ciência do que nunca”, afirma a NASA em seu site.
O real objetivo da Artemis 1 é realizar um teste sem tripulação na órbita lunar para entender os perigos da missão — os testes são realizados para entender qualquer problema antes de enviar uma nave tripulada à Lua. A missão Artemis 2 deverá ser realizada em um voo tripulado à Lua em 2024. Contudo, o primeiro pouso lunar, após algumas décadas, está previsto para acontecer em 2025.
O megafoguete SLS tem cerca de 32 andares de alturaFonte: NASA/Kim Shiflett
Viagem à Lua
A agência espacial norte-americana também está preparando um evento de entretenimento para o dia do lançamento, incluindo aparições dos atores Jack Black, Chris Evans e Keke Palmer, além dos músicos Josh Groban e Herbie Hancock.
Diversos equipamentos de navegação e coleta de dados serão enviados ao espaço, rastreando informações sobre a trajetória, segurança, absorção de radiação da nave, entre outros dados importantes.
No próximo domingo (28), a NASA lançará a ferramenta Artemis Real-time Orbit Website (AROW), um site onde os espectadores poderão acompanhar as informações da nave em tempo real. As informações estarão disponíveis um minuto após a decolagem da missão.